segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

HISTÓRICO




A ASBOC (Associação dos Bombeiros Civis do Sul Fluminense) utilidade pública Lei nº 1026 de 1º de março de 2011, foi fundada pelo instrutor e socorrista Marco Aurelio Ferreira de Souza(Marcos Bombeiro), no dia 06 de Fevereiro de 2009, com o principal objetivo de realizar projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes.

A ASBOC realiza vários projetos sociais no estado do Rio de Janeiro e no momento não possui sede própria.

Além de seus projetos sociais, a ASBOC, realiza várias campanhas de ajuda a vitimas das chuvas no estado do Rio de Janeiro como: SOS Morro do Bumba, SOS Região Serrana, SOS Baixada Fluminense, SOS Região Noroeste e palestras motivacionais em escolas públicas, igrejas e diretamente nas comunidades.

Alguns dos projetos mais conhecidos são:

Projeto Agentes e Bombeiros Mirins, com cerca de 1.700 crianças e adolescentes.
Projeto Bombeiro Civil, com mais de 350 jovens e adolescentes formados, e muitos já empregados em grandes industrias da região.

A ASBOC vem sendo reconhecida nas principais emissoras de televisão do país TV Rio Sul(Afiliada Rede Globo), Bandeirantes e SBT) e também vários Jornais Regionais como Folha Vale do Café, Jornal o Barrense, A Voz do Povo, Foco Regional, Diário do Vale, Correio Comercial, Jornal 2 Estados, Barra No Ar, entre outros.

No projeto é ensinado técnicas de primeiros socorros e prevenção de combate à Incêndio, resgate em área de difícil acesso, noções de defesa civil, civismo, educação ambiental, ordem unida, leis e segurança no trânsito, como se proteger de animais peçonhentos, prevenção e combate a dengue, como agir em diversos casos, cidadania e como se defender das ofertas perigosas como: Drogas, Criminalidade e Prostituição Infantil.

O objetivo do nosso projeto é oferecer uma oportunidade de profissão para os jovens da nossa região e para as crianças, o projeto entra como um agente de transformação social, parceiro da família e da escola.

Atualmente, o projeto vem sendo realizado aos finais de semana na praça Nilo Peçanha, no centro de Barra do Piraí-RJ, em diversas condições climáticas, atendendo cerca de 150 adolescentes, com o objetivo maior de deixa-los longe das drogas, criminalidade e outros males da sociedade.

Em Barra do Piraí, o projeto já se faz presente em bairros diretos como: Roseira, Oficina Velha, Boca do Mato, Maracanã e diversos indiretamente.

Em Piraí, o projeto já se fez presente em bairros como: Varjão, Caiçara, Arrozal, Santanésia, Ponte das Laranjeiras, Jaqueira, Asilo, Serra das Araras, Sossêgo, Sarole, Cruzeiro, Prefeitura, Vila das Palmeiras, Casa Amarela e Enseada das Graças.

Em virtude das dificuldades encontradas no momento, como: alimentação, local, transporte, materiais, uniformes, além dos descasos do  Poder Público em geral, a grande procura por parte das famílias em inscrever seus filhos neste projeto, que a cada semana vem aumentando o número de seus integrantes, nos trás uma imensa satisfação e alegria de dever cumprido em prol das vidas de milhares de pessoas atingidas direta e indiretamente; e que reconhecem a importância do nosso projeto na vida de cada um destes pequeninos.



Coordenador Lucas de Arotildes


 Barra do Piraí, 12 de Janeiro de 2015.

Um comentário: